Qual o melhor horário para o meu casamento?
Após escolher a data do seu casamento, outra grande decisão a ser tomada é definir o horário. Não estou falando sobre escolher a hora exata em que você vai se casar, mas sim se o casamento será de dia ou à noite.
No Brasil, casar à noite é tradição na maioria das regiões. É comum vermos o roteiro do casamento na igreja por volta das 20h, e na sequência a recepção, ocorrendo em algum salão de festas da cidade.
Quero deixar claro aqui que não há problema algum em seguir esse padrão. A própria escolha do dia pode te levar a uma escolha noturna. Caso o dia da semana escolhido seja uma sexta-feira, por exemplo, é mais prudente e aconselhável que o seu casamento seja realmente à noite, para permitir uma maior participação dos seus convidados.
Neste post, vou falar algumas diferenças entre casamentos durante o dia e à noite e o que você deve levar em consideração na hora de escolher o horário do seu casamento.
A LUZ
Casamentos durante o dia combinam demais com o ambiente ao ar livre. E isso é uma das principais razões para que se escolha casar durante o dia. Afinal de contas, escolher casar em um salão fechado seria a mesma coisa independente do horário do dia para a fotografia.
Casar ao ar livre traz vibrações de naturalidade e o fotógrafo utiliza esse ambiente para criar suas imagens. Afinal de contas, dificilmente serão utilizadas fontes de luz artificiais e o fotógrafo contará apenas com a luz do sol.
Porém, deve-se prestar bastante atenção com a época do ano em que você escolher se casar. Tome muito cuidado para não planejar um casamento ao ar livre durante a época de chuvas! Mesmo com uma estrutura para conter a água, a luz do sol não saíra como você provavelmente pensou.
Já nos casamentos noturnos, as condições de iluminação vão depender basicamente do que o fotógrafo pretende fazer. A quantidade de luz artificial que ele irá montar para iluminar o evento irá variar de acordo com o estilo e as suas intenções.
O estilo do casamento
Apesar de não ser uma regra, casamentos noturnos costumam ser mais “pomposos” do que os diurnos. Os trajes mais finos, a maquiagem da noiva mais marcada, a decoração abusando de muitas luzes, tudo isso é característico de casamentos noturnos.
Já os que são realizados durante o dia, é muito comum utilizar roupas mais leves, como vestidos soltos e padrinhos e até mesmo o noivo com trajes mais desolados e muita das vezes dispensando a gravata. Para a noiva, a maquiagem também é mais leve. Além disso, a decoração costuma ter tons mais próximos da natureza. É comum vermos casamentos com decorações que usam muito verde e tons pastéis.
Esses estilos de casamento dependem muito da intenção e do gosto do casal e estarão nas imagens produzidas pelo fotógrafo no dia do evento. O importante é saber qual deles combina melhor com você e com seu noivo e montar o seu casamento em torno disso!
A logística
Existem vários outros aspectos na hora de escolher em que hora se casar. É preciso pensar que tanto a noiva quanto todas as convidadas precisarão começar a se arrumar muito, mas muito cedo caso o casamento seja de dia, durante a manhã. Isso pode ser minimizado se a festa for um híbrido de cerimônia diurna (final da tarde) e festa noturna.
Alguns fornecedores costumam cobrar um pouco mais barato para eventos diurnos. Isso acontece porque, como ainda não é muito comum, a procura por esses horários é baixa e permite para buffet’s e espaços de festas, realizarem mais de um evento por data.
Pensar no pós-casamento também é essencial. Normalmente, noivos que se casam à noite dificilmente aproveitam a noite de núpcias, ainda mais se forem muito animados e beberem todas durante a festa!
Isso pode ser minimizado se o casamento for realizado durante o dia. Assim, você e seu noivo terão mais tempo naquele mesmo dia para se curtirem e prepararem, por exemplo, os últimos detalhes das malas para a lua-de-mel!
E você, ja escolheu em qual horário pretende se casar? Comente ai a baixo e aproveite para marcar aquele casal de amigos que ainda esta em dúvidas sobre a hora do casório! =)